sexta-feira, 8 de junho de 2012

Interdisciplinar
Existe uma suspeita de que a Interdisciplinaridade está se perdendo. Perdendo-se em práticas escolares nas quais nem se sabe ao certo se são o seu habitat ideal.
A educação é, na sua totalidade, uma prática interdisciplinar, já que ela media toda a existência, levando o múltiplo ao uno.
A nossa condição existencial e nossa prática nos impõem muitos enfoques, portanto, é interdisciplinar.
O professor tem na interdisciplinaridade a abertura para a compreensão, mas o trabalho sistematizado e monótono o torna prisioneiro dos "vícios de professar"que nos faz apegar apenas à objetividade das palavras.
Ivani Fazenda evidencia a importância de uma didática fundamentada na vivência (integrada a palavra).
Olha só, a interdisciplinaridade parece não habitar a escola, mas sim as relações humanas que giram o mundo e fazem com que ele gire. A escola apenas é tocada pela interdisciplinaridade e a deixa impregnar na sua rotina, sem ser sua criadora.
Podemos então falar em educação interdisciplinar, que se torna a ação educativa pautada nos acontecimentos do mundo. O sentido da educação interdisciplinar vai da aquisição do conhecimento sobre esse tipo de educação até a vivência dela.
Aspectos da interdisciplinaridade:
* não há uma única resposta ou um único olhar, existe um olhar em múltiplas direções.
* a cada revelação uma hipótese e a cada hipótese uma nova dúvida.
* cada caminho a ser apresentado nos aproxima ou me afasta do resultado.
TORNAR INTERDISCIPLINAR É DEIXAR ABERTA.
A interdisciplinaridade é mais do que uma categoria de conhecimento, ela se fundamenta em ações. É uma nova atitude ante a questão do conhecimento, de abertura para a compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender.
A análise contextual facilita a compreensão dos elementos interpretativos do cotidiano.
CINCO PRINCÍPIOS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
* coerência
* humildade
* espera
* desapego
* respeito
É bom ler Fazenda,   Ivani Catarina  : Interdisciplinaridade além da palavra e Ferreira, Sueli: Vivenciando a interdisciplinaridade além da palavra.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário