sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Educação Ambiental

Olá pessoal.




Quero usar este espaço para divulgar minha pesquisa que se originou em um projeto de trabalho que envolve a formação de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, realizada por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Nessa perspectiva, a pesquisa assume como objetivo principal, analisar o Projeto Educacional da ONG Educológico, realizado no Colégio Passionista São Paulo da Cruz, com vistas a contribuir para o desenvolvimento da Educação Ambiental.

No primeiro momento eu quero que o visitante reconheça que a Educação Ambiental é uma ação educativa e não um componente curricular. Ação que nasceu de movimentos sociais que aconteciam no Brasil e na Europa, precisamente quero situar o ano de 1968, ano em que os brasileiros viviam o calor da ditadura e os movimentos políticos, enquanto a cidade de Paris assistia às manifestações por uma liberdade para o homem comum (primavera de 1968), uma liberdade que respeitasse o indivíduo e que o mesmo não necessitasse mais ser apenas um integrante da sociedade organizada, abrindo mão de sua individualidade e liberdade de expressão.

Assistam aos vídeos e sintam o clima do momento em que nasceu o Ambientalismo.



Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré (1968)

sábado, 15 de setembro de 2012

Veja como fazer compostagem em sítios e chácaras, eliminado boa parte do lixo doméstico e evitando queimadas nos restos de poda.
Aprenda a separar o lixo doméstico para produzir adubo orgânico.
No segundo vídeo sobre compostagem você aprende como preparar o lixo e a composteira para iniciar o processo.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio+20


Rio+20 Pequenas e médias empresas – agentes atores do desenvolvimento sustentável.

O professor Stuart L. Hart apresentou no dia 20/06/2012, na Rio+20, um panorama novo para a globalização, algo que ele denominou “anoitecer do ciclo de vida da globalização”, que significa a migração das grandes empresas para o mercado emergente caracterizando uma revolução inversa que atinge cerca de quatro bilhões de pessoas que estão na base da pirâmide.
Para exemplificar as diferenças de mercado consumidor, um bom exemplo que, aliás, serve até mesmo de gráfico, é a fotografia da Terra por satélite onde se vê a intensa luminosidade do Hemisfério Norte em relação ao Hemisfério Sul.
Até então, notar que o desejo de consumo dos países emergentes é grande nos parece natural considerando o grande avanço tecnológico que o mundo experimenta, porém, o modelo de produção dos países industrializados não deve ser o mesmo. Não vamos experimentar os métodos espoliativos que fizeram dos países ricos o que eles são hoje.
Para Hart, está se desenhando o processo de Eco eficiência que reduz impactos negativos.
A Eco eficiência trabalha com as tecnologias emergentes, isto é, tecnologias desenvolvidas por institutos de pesquisas de universidades envolvidas com o problema do impacto ambiental causado pela produção.
Geralmente tais projetos ficam esquecidos nas prateleiras das universidades, pois as indústrias os consideram inviáveis.
O projeto do professor Stuart L. Hart funciona como uma incubadora de tecnologia, retirando projetos das prateleiras e colocando-os em prática.
Tudo cogita para uma valorização das tecnologias emergentes a fim de atender as necessidades dos esquecidos até então. Uma nova tecnologia para uma sociedade emergente.
A análise do documento do documento do professor Hart revela uma grata iniciativa empresarial que até então provocou poluição, degradação e desigualdade num cenário de superpopulação.
Estratégias antigas não funcionam mais, novos sistemas de produção, regulamentos mais simples e eficazes precisam ser criados. Já foram investidos cerca de 1trilhão de dólares em tecnologias limpas e certamente vai haver uma cobrança por resultados.
O mundo não vai mais voltar ao modelo centralizado. Pequenas empresas vão desenvolver mecanismos de Eco eficiência para reduzir gastos e impactos no ambiente. Por exemplo: um pequeno mecanismo capaz de purificar a água necessária para o uso de uma família no preparo de uma refeição é bem mais barato do que custear uma estação de tratamento de água com as tarifas públicas.
Para finalizar, temos um pensamento que resume a circunstância da economia globalizada.

“... que os pobres não podem ser alvo de um negócio através de seus produtos, mas sim, colaboradores”.

Stuart L.Hart

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Interdisciplinar
Existe uma suspeita de que a Interdisciplinaridade está se perdendo. Perdendo-se em práticas escolares nas quais nem se sabe ao certo se são o seu habitat ideal.
A educação é, na sua totalidade, uma prática interdisciplinar, já que ela media toda a existência, levando o múltiplo ao uno.
A nossa condição existencial e nossa prática nos impõem muitos enfoques, portanto, é interdisciplinar.
O professor tem na interdisciplinaridade a abertura para a compreensão, mas o trabalho sistematizado e monótono o torna prisioneiro dos "vícios de professar"que nos faz apegar apenas à objetividade das palavras.
Ivani Fazenda evidencia a importância de uma didática fundamentada na vivência (integrada a palavra).
Olha só, a interdisciplinaridade parece não habitar a escola, mas sim as relações humanas que giram o mundo e fazem com que ele gire. A escola apenas é tocada pela interdisciplinaridade e a deixa impregnar na sua rotina, sem ser sua criadora.
Podemos então falar em educação interdisciplinar, que se torna a ação educativa pautada nos acontecimentos do mundo. O sentido da educação interdisciplinar vai da aquisição do conhecimento sobre esse tipo de educação até a vivência dela.
Aspectos da interdisciplinaridade:
* não há uma única resposta ou um único olhar, existe um olhar em múltiplas direções.
* a cada revelação uma hipótese e a cada hipótese uma nova dúvida.
* cada caminho a ser apresentado nos aproxima ou me afasta do resultado.
TORNAR INTERDISCIPLINAR É DEIXAR ABERTA.
A interdisciplinaridade é mais do que uma categoria de conhecimento, ela se fundamenta em ações. É uma nova atitude ante a questão do conhecimento, de abertura para a compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender.
A análise contextual facilita a compreensão dos elementos interpretativos do cotidiano.
CINCO PRINCÍPIOS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
* coerência
* humildade
* espera
* desapego
* respeito
É bom ler Fazenda,   Ivani Catarina  : Interdisciplinaridade além da palavra e Ferreira, Sueli: Vivenciando a interdisciplinaridade além da palavra.